Você está aqui:  / Micro-ondas / Reaproveitamentos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Ovo assado no molho de tomate com legumes

Ovo assado no molho de tomate com legumes

Domingo me remete a massas, que me lembram de molhos. Para encerrar nossa semana de receitas leves, troquei o macarrão por legumes e acrescentei a proteína (e um tiquinho de carboidrato) do ovo. Gostei do resultado, que ficou diferente e bem gostoso.

Ovo assado no molho de tomate com legumes

2 conchas rasas de molho de tomate
+/- 2/3 xícara de legumes em cubos (cenoura, abobrinha, beterraba, vagem, ervilhas, milho, azeitonas etc.)
1 ovo
1 fatia de queijo prato ou muçarela
Queijo ralado para gratinar
Sal, pimenta do reino e ervas finas a vontade

Distribua os legumes no fundo de um refratário que possa ir ao forno/microondas e coloque o molho de tomate por cima (não precisa esquentá-lo, caso esteja gelado). Quebre o ovo no centro do recipiente, com cuidado para não furar a gema. Tempere com sal e pimenta do reino.

Cubra o ovo com a fatia de queijo e depois distribua o queijo ralado e as ervas finas. Eu não tinha queijo em fatia, então misturei uma colher de sopa de requeijão com outra de parmesão ralado e distribuí por cima.

Leve ao forno convencional pré-aquecido em 250°C por 10 a 15 minutos ou até a clara estar bem cozida. Se preferir, coloque no microondas por 5 minutos em potência alta (cubra com uma tampa própria para microondas para que o molho não espirre por todo o forno). Caso o ovo não esteja cozido, vá adicionando de 1 em 1 minuto, dependendo do seu micro.

Vale por uma refeição completa, já que tem a proteína e quase nada de carboidrato do ovo e as vitaminas, fibras e nutrientes dos legumes. Sirva com uma saladinha e, se quiser, arroz integral (para ficar mais saudável) ou rodelas de pão tostado.

Dica: substitua os legumes por linguiça picada, bacon em cubos ou pedaços de carne ou de frango.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram