Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Vegetais / Bolinho de batata com atum (calorias reduzidas)

Bolinho de batata com atum (calorias reduzidas)

img_20130715_142906_ed.jpg

Sabe quando bate aquela vontade de comer salgadinhos de festa? Pois não a ignore!

Estes bolinhos de batata com atum são deliciosos sem serem vilões de quem procura alimentos mais leves. Sem fritura e gordura, mas mesmo assim uma delícia. Experimente!

Bolinho de batata com atum (calorias reduzidas)

3 batatas médias
1 ovo
1 cebola picadinha
1 colher de sopa de requeijão, creme de ricota ou maionese
2 colheres de sopa de sêmola de batata ou purê de batata instantâneo
Sal e pimenta do reino a vontade
1 lata de atum escorrida
2 colheres de sopa de ervas finas frescas ou desidratadas
1/2 xícara de farinha de rosca ou farelo de pão

Coloque a batata para cozinhar em água com um pouco de sal até ficar macia.

Enquanto isso, misture o atum (eu uso o ralado em água, que é mais leve) com 1 colher de sopa das ervas. Reserve.

Escorra bem a batata, amasse e misture bem com o ovo, a sêmola, o requeijão (ou creme de ricota ou maionese) e a cebola e tempere com sal e pimenta. Amasse até conseguir o ponto de enrolar (se precisar, use um pouco mais de sêmola/purê instantâneo).

Eu fiz bolinhas com mais ou menos 1 colher de sopa de massa de batata e 1 colher de chá de atum. Passe cada bolinha na farinha de rosca misturada com o restante das ervas e coloque-as em uma assadeira ou refratário untado com um pouquinho de azeite. Eu usei da farinha panko, uma farinha de rosca bem crocante comum na culinária oriental.

Leve ao forno pré-aquecido em 180° C por 15 a 20 minutos ou, se preferir, frite as bolinhas em óleo quente. Sirva em seguida.

Com esta quantidade consegui fazer 20 bolinhos.

Dica: você pode congelar os bolinhos antes de assar. Para isso, coloque-os em uma assadeira e leve ao congelador. Quando estiverem firmes, coloque em um pote ou saco plástico bem fechado e conserve por até 3 meses.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Tamíres

    /

    Olá, quanto ao bolinho de atum fiquei com dúvidas, no descritivo de ingredientes fala do requeijão ou creme de ricota que não é citado no modo de fazer e no modo de fazer tem um ingrediente diferente que é a maionese que não consta nos ingredientes. Seria uma variação? Qual e quando devo utilizar esses ingredientes.
    Grata.
    Tamíres.

  • luciana c.

    /

    Oi, Tamires.
    Fiz mesmo uma confusão, desculpe. Eu costumava usar a maionese nesse bolinho, mas resolvi trocá-la por creme de ricota desta última vez e achei que ficou melhor. Só esqueci de arrumar na receita.
    Você pode usar qualquer um dos dois ingredientes, escolha o que preferir.
    Obrigada pela dúvida, vou corrigir lá em cima! 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram