Você está aqui:  / Eventos, cursos e afins / Mostra de artes visuais discute a relação do homem com a comida em São Paulo

Mostra de artes visuais discute a relação do homem com a comida em São Paulo

FOODnoSescPinheiros

Até o dia 4 de maio, a mostra gratuita FOOD — Reflexões sobre a Mãe Terra, Agricultura e Nutrição reúne no Sesc Pinheiros, em São Paulo, instalações, pinturas, esculturas, fotografias e vídeos de 16 artistas contemporâneos de todo o mundo que abordam a preservação da natureza e discutem questões relacionadas direta ou indiretamente ao alimento.

FOOD centra-se na preservação da “Mãe Terra” e nas escolhas alimentares, propondo reflexões sobre os efeitos provocados pelas mudanças climáticas, sobre contaminação de produtos agrícolas, disparidades relacionadas à distribuição dos alimentos e sobre a fome. Multifacetada, é uma exposição de artes visuais contemporâneas que reúne programação integrada com palestras e exibição de vídeos que trazem como tema a comida.

Com concepção e curadoria de Adelina von Fürstenberg, diretora da Art for The World (organização não governamental associada ao Departamento de Informação Pública das Nações Unidas), reúne obras dos brasileiros Anna Maria Maiolino, Lenora de Barros, Ernesto Neto e Eduardo Srur, e de Marina Abramovic (Sérvia), Stefano Boccalini (Itália), Mircea Cantor (Romênia/ França), Ymane Fakhir (Marrocos/França), Martand Khosla e Raghubir Singh (Índia), Miralda (Espanha), Angelo Plessas (Grécia), Pipilotti Rist (Suíça), Shimabuku (Japão), Barthélémy Toguo (Camarões/França) e Nari Ward (EUA).

“Quando comecei a conceber o projeto que resultaria na FOOD, pensei no alimento dentro de uma problemática maior e mais contemporânea. Quis relacioná-lo à saúde, porque hoje nos alimentamos muito mal – a junk food, de um lado, e as epidemias da fome, de outro, estão aí para comprovar isto – e relacioná-lo ainda a questões de comportamento, industrialização e natureza: não podemos ignorar que o modelo de produção agrícola vigente exaure terras mundo afora”, conta a curadora.

A mostra chega ao país em sua segunda edição: a primeira aconteceu em Genebra (2012-2013), na Suíça, e, após esta montagem no Brasil, seguirá para Marselha, na França, onde ocupará o Museu de Civilizações Europeias e Mediterrâneas (MuCEM) entre outubro de 2014 e fevereiro 2015.

FOOD — Reflexões sobre a Mãe Terra, Agricultura e Nutrição
Entrada gratuita
SESC Pinheiros — Espaço Expositivo (2º andar)
Rua Paes Leme, 195, Pinheiros — estação de metrô mais próxima: Faria Lima (linha amarela)
Importante: algumas obras possuem cenas de nudez e violência, por isto o acesso a elas é recomendado a visitantes acima de 14 anos.

* Imagem: divulgação

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram