Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Labneh temperado no azeite (queijo cremoso libanês de iogurte)

Labneh temperado no azeite (queijo cremoso libanês de iogurte)

img_20130828_164822.jpg

O Labneh é um dos queijos mais antigos do mundo e bastante popular nas mesas do Oriente Médio. É como um cream cheese, mas com um toque azedinho a mais, que pode ser servido puro ou temperado como entrada ou então ser utilizado como base de molhos e até como ingrediente em outros pratos.

Depois de finalmente conseguir acertar na receita do iogurte caseiro e não saber o que fazer com mais de 1 litro dele na geladeira, vi a receita de Labneh super fácil no blog australiano Simple Provisions e resolvi tentar. Se você é ansioso, prepare-se psicologicamente, pois para compensar a facilidade, essa receita demora para ficar pronta — o iogurte deve ser drenado por pelo menos 1 dia. Mas garanto que vale a espera.

Eu diminuí um pouco a receita e em vez de servir como um patê na tigelinha, como a Amelia fez, resolvi moldar bolinhas e jogá-las dentro do azeite condimentado. Assim, quando quiser, retiro apenas uma delas, já bem temperada e com a quantidade de azeite que quiser. Em um pote bem fechado, dura até duas semanas na geladeira (se você resistir! ;)).

Labneh temperado no azeite (queijo cremoso libanês de iogurte)

2 xícaras de iogurte integral (de preferência caseiro ou do tipo grego não adoçado)
1 pitada de sal
+/- 1/4 xícara de azeite
Temperos a gosto (eu usei 1/2 colher de chá de pimenta calabresa em flocos e 1 colher de chá de ervas finas desidratadas, além de uma pitadinha de pimenta do reino)

Acrescente o sal ao iogurte e misture bem. Coloque uma peneira sobre uma tigela grande (deve ficar um bom espaço entre a peneira e o fundo da tigela) e cubra-a com um guardanapo de tecido de trama fina (eu não tinha nada parecido em casa e usei um coador de café de pano bem lavado e enxaguado com vinagre, que ajuda a tirar os resíduos de sabão). Despeje o iogurte salgado sobre o filtro, tampe e deixe na geladeira por pelo menos 24 horas.

Dica: quanto mais tempo você deixar o iogurte drenando, mais firme vai ficando o Labneh. Eu deixei mais ou menos umas 36 horas para conseguir enrolar as bolinhas.

Enquanto espera seu queijo ficar pronto, mergulhe os temperos escolhidos no azeite para que comecem a saborizá-lo. Guarde-o em um vidro fechado em local escuro.

Quando o Labneh estiver pronto, molde bolinhas de mais ou menos 1 colher de sobremesa dele e mergulhe-as no azeite. Você pode servir como antepasto com pães ou torradinhas, como complemento de sanduíches ou como ingrediente base para molhos de salada.

Mantenha sempre em vidro bem fechado e na geladeira.

img_20130828_164714.jpg

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

11 Comentários

  • Berta Theodosis

    /

    Eu faço isso com kefir em vez de iogurte. Sai do mesmo jeito.

  • Luciana C.

    /

    Berta, assim vc me mata de vontade: nunca experimentei kefir! Mas dizem que vc precisa de uns grãos que não acho em nenhum lugar.
    Vc tem alguma ideia de onde consigo encontrar? Dizem que o sabor é muito mais gostoso que o do iogurte.

  • Berta Theodosis

    /

    Os granulos de kefir não se compram, são doados. Vc pode encontrar muitas informações no site http://www.kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br Eu começei o cultivo com uma doação da Yuki, administradora do site. Tb já doei para algumas pessoas que me escreveram solicitando. Se envia desidratado, da mesma forma que eu recebi, uma pequena quantidade que da para começar. Esses granulos vão crescendo e se multiplicando, claro que tem que ter paciencia de cuidarlos, e com o tempo tem sobrando, então o jeito é doar. Eu tenho um pouco em casa se vc quer me envia um e-mail para berosli@fdnet.com.br e te mando meu endereço.

  • Luciana C.

    /

    Berta, muitíssimo obrigada pelas informações. Adoraria sua doação, vou te enviar um e-mail.
    Mais uma vez obrigada 🙂

  • Bruno Costa

    /

    Conseguiu o Kefir? O meu cresce muito rápido, de 48h em 48h ele dobra de tamanho. Se precisar eu te mando metade do meu! É só me comunicar por inbox no Face!

  • Lais Lisboa

    /

    Dura quanto tempo na geladeira?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Lais, se conservado dentro do azeite e na geladeira, pelo menos 1 semana (nunca sobrou mais do que isso para testar).
    Abraço e volte sempre!

  • Thayza

    /

    AMEI A RECEITA, TEMPEREI O AZEITE COM ZATAR FICOU DIVINO.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Que delícia! Adorei a ideia, nunca tinha pensado nisso mas já quero experimentar.
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Carine

    /

    O azeite endureceu na geladeira. E ai?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Carine, pode deixar fora da geladeira até amolecer novamente.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram