Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Sanduíches / Molho barbecue caseiro (calorias reduzidas)

Molho barbecue caseiro (calorias reduzidas)

MolhoBarbecueCaseiro_CozinhandoPara2ou1

O barbecue (ou BBQ) é o ingrediente indispensável dos churrascos americanos e, aqui no Brasil, ficou popular junto com os nuggets do McDonald’s.

Depois disso, outras lanchonetes começaram a oferecer pratos com o molho, que virou paixão nacional. Muito utilizado para marinar carnes antes de serem cozidas no forno ou na churrasqueira, também acompanha outros grelhados, porções, sanduíches.

Esta é uma versão simplificada a que cheguei para prepará-lo com ingredientes que geralmente tenho em casa — não fica exatamente igual à industrializada, mas fica bem parecida e eu acho que até muito melhor!

Molho barbecue caseiro (calorias reduzidas)

1 cebola pequena em rodelas
1 dente de alho fatiado
1 colher de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara de ketchup* (ou de extrato de tomate com 1 colher de chá de vinagre)
1 colher de chá de páprica defumada
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de chá de fumaça líquida ou em pó** (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça um fiozinho de azeite em uma frigideira larga ou panela e coloque as rodelas de cebola, mexendo sempre. Quando começarem a dourar, acrescente o alho e continue mexendo. Eles devem ficar levemente tostadinhos pois é isso que dá sabor ao molho.

Salpique o açúcar mascavo e continue misturando para distribuí-lo homogeneamente. Coloque o ketchup* (ou extrato de tomate com vinagre), a páprica e o cominho e, por fim, o molho inglês e a fumaça líquida ou em pó**, se for utilizar. Misture bem, prove e tempere com sal e pimenta do reino a vontade.

ComoFazerMolhoBarbecue_CozinhandoPara2ou1

Se preferir, passe o molho por uma peneira para retirar os pedaços de cebola e alho. Eu gosto de manter pois para mim complementam o sabor. Por isso, bato o molho já morno no processador de alimentos ou no liquidificador. Ele fica mais rústico, menos “lisinho”.

Coloque em um pote bem fechado e mantenha na geladeira por até 15 dias. O molho barbecue acompanha sanduíches, porções, carnes, assados e grelhados etc.

* Eu dou preferência a ketchups sem muitos aditivos químicos e ingredientes com nomes que não consigo pronunciar. O sabor é muito melhor e com certeza sua saúde agradece.

** Não sei como é o acesso à fumaça líquida ou em pó em todos os lugares do Brasil, mas em São Paulo é muito fácil de encontrar. No Mercadão de SP tem alguns boxes de temperos que vendem em pó e, no bairro da Liberdade, diversas mercearias têm a fumaça líquida importada. Grandes marcas, como a Bombay, também possuem versões nacionais.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

8 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram