Você está aqui:  / Cardápios Especiais / 35 receitas rápidas e fáceis para a Páscoa

35 receitas rápidas e fáceis para a Páscoa

especialpascoa.png

Tradicionalmente celebrada por cristãos e judeus, a Páscoa encerra o período de Quaresma e, também por estar ligada à ressurreição de Jesus, é um momento em que muitas pessoas abdicam de prazeres  — entre eles a comida, principalmente representada pela carne. Por isso, costuma-se dar preferência a pratos com peixes e em especial o bacalhau.

Para ajudar aqueles que ainda não definiram o cardápio do almoço da Sexta-feira Santa ou do domingão com a família, aqui estão algumas sugestões fáceis e rápidas que vão desde a entrada até a sobremesa, tanto para os mais tradicionais como para aqueles que não têm medo de arriscar.

Como além do chocolate, a Páscoa pede um bom bacalhau, começamos por ele em duas variações: Bacalhau ao forno Bacalhau com batatinhas no papillote (super prática e que não deixa muita louça para depois).

Quem quiser variar, pode apostar em um Salmão com molho holandês e aspargos com alcaparras, Salmão com chá verde do Jamie Oliver ou Salmão grelhado com maçã caramelizada e rúcula. Para inovar e dar um toque oriental para a mesa, que tal um Falso sushi de salmão com abobrinha, Temaki no copo ou então um Molho tarê (molho oriental agridoce a base de shoyo)?

Outra possibilidade é optar pelo camarão em diversos tipos de preparação como um delicioso Risoto cremoso de camarão, um Camarão ao catupiry super especial ou o saboroso Filé de peixe com molho de camarão.

O Peixe empanado com farofa de amêndoas e avelãs é uma dica para deixar o pescado diferente e saudável e o Molho cremoso de sardinha com limão e ervas é simples e, ao mesmo tempo, muito gostoso.

Já aqueles que não têm medo de experimentar novos sabores podem gostar do Peixe ao molho tailandês ou do Camarão tailandês.

Prefere um prato mais leve? A sugestão é optar por saladas mais completas como a Niçoise (alface, tomate, vagem, azeitonas, atum e ovo), a de Salmão defumado e molho de shoyo ou a de Camarão com folhas verdes, cenoura, ervilhas tortas e pimentão.

Para a refeição já começar com sucesso, a dica é servir como entrada Casquinhas de siri, um Tartar de salmão ou Ceviche (ou cebiche) de pescada branca ou de camarão.

Para acompanhar qualquer um desses pratos, sugiro Batatas noisettes ao lemon pepperChips de legumes ou Bananas à milanesa no forno e arroz branco, Arroz de brócolis super fácil (receita com vídeo), o Arroz com vagem e limão ou o Arroz aromatizado de limão e anis. Outra possibilidade é o Risotto al limone (risoto de limão siciliano).

Se você não come peixes e frutos do mar, também existem alternativas não menos gostosas e bonitas. Escolha entre Legumes assados com ricota ao lemon pepper, Estrogonofe de carne de soja, Berinjela grelhada com molho de gergelim e faláfel. Risotos também são práticos para quem prefere servir um prato único. Algumas possibilidades são o Risotto alla Valdostana (ou Risoto à Valligiana, com cogumelos e queijo), o Risoto cremoso de shimeji ou o Risoto cremoso de aspargos com pimenta rosa.

Ainda não se convenceu? Confira outras sugestões especiais de Receitas da Páscoa sem frutos do mar.

E, para finalizar a refeição com chave de ouro, não pode faltar uma sobremesa bem gostosa, que pode ser um Crepe sem glúten com calda de chocolate ou uma das nossas 15 receitas deliciosas com chocolate.

Ah! Aproveite e leia as Dicas para não exagerar nos chocolates da Páscoa que a nossa nutricionista Thaís Lamonica preparou e evite os quilinhos indesejados durante o feriado.

Boa Páscoa e lembre-se de que, sem exageros, pode-se comer de tudo. 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram