Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Peixes e frutos do mar / Escabeche de tilápia

Escabeche de tilápia

EscabecheDeTilapia_CozinhandoPara2ou1

Como não sou muito de carnes, costumo comer peixe umas duas ou três vezes por semana. O problema é que, como não gosto de repetir o cardápio, chega uma hora em que faltam ideias para variar o preparo — afinal, não é todo dia que a gente acorda inspirada e, até mesmo eu, que amo cozinhar, tenho meus dias de preguiça.

Na fila da peixaria do supermercado, uma senhora comentou toda empolgada que tinha visto na TV um escabeche feito com tilápia e que ela iria testar. Adivinha se também não fiquei curiosa para experimentar também? Puxei mais papo para conseguir detalhes e descobri que era uma receita do Edu Guedes. Cheguei em casa e fui pesquisar.

Encontrei a receita e o que mais gostei é que dá para servir o escabeche com o molho quente, com uma massa ou arroz simples (ou cuscuz marroquino, como fiz na foto), ou então frio como conserva em um sanduíche ou com torradinhas.

Escabeche de tilápia

1 dente de alho grande
1 cebola pequena em rodelas
1 folha de louro
1 tomate pequeno em rodelas
1/2 pimentão em rodelas
1 pitada de páprica
1 pitada de pimenta calabresa desidratada
1/2 xícara de vinho branco seco
1 filé de tilápia
1/4 de limão espremido (+/- 1 colher de sopa)
1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Em uma frigideira alta e com tampa, aqueça um fio de azeite e coloque o alho cortado em pedaços grandes. Faça uma camada com as rodelas de cebolas, rasgue a folha de louro e distribua por cima, uma camada com o tomate (como só tinha tomatinhos, os cortei em quartos), uma com o pimentão (não tinha em casa então não usei). Salpique a páprica e a pimenta e regue com o vinho.

ComoFazerEscabecheDeTilapia_CozinhandoPara2ou1 Por cima, coloque o filé de peixe cortado em pedaços grandes, esprema o limão e tempere com sal e pimenta do reino (vire os pedaços de peixe e tempere o outro lado também). Coloque as ervas por cima e tampe para cozinhar por 10 a 15 minutos ou até que o peixe esteja cozido mas ainda firme.

Sirva em seguida ou guarde em um pote bem fechado na geladeira. Esta quantidade rende uma porção como prato principal ou até três menores como entradinha ou aperitivo.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

5 Comentários

  • marcos eduardo engelmann

    /

    Fiz, ficou muito bom.Eu utilizei uma garrafa inteira de vinho branco de 350 ml, dourei a cebola antes de colocar o tomate. Usei como ervas, salsa, orégano ( fresco) e uma folha de manjericão. FICOU TOP!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Marcos. Obrigada pelo seu retorno.
    Dar o nosso toque às receitas as deixam do jeito que mais gostamos. 🙂
    Volte sempre!

  • mi

    /

    Parece muito bom! Obrigada!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Parece e é mesmo muito bom, Mi.
    Espero que experimente e comprove. 🙂
    Beijo

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram