Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Medalhão de salmão com alcaparras e endro na manteiga

Medalhão de salmão com alcaparras e endro na manteiga

Amo o ato de cozinhar, mas gosto mesmo é de surpreender os convidados que provam a comida que preparei. Sabe aquela reação próxima da incredulidade de que o prato foi mesmo feito em casa e por você? Aquela exclamação de que o prato está bonito e também muito gostoso? Para mim é a melhor recompensa, e até compensa a louça suja na pia depois.

Estes medalhões de salmão já impressionam ainda crus — ou seja, metade do sucesso já está garantido. Para completar, é só combinar os sabores das alcaparras e do endro com o da manteiga e pronto: em menos de 10 minutos você prepara um prato com cara de restaurante.

Medalhão de salmão com alcaparras e endro na manteiga

4 medalhões de salmão
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de alcaparras
1 colher de chá de endro picadinho
Sal e pimenta do reino a vontade

Em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo muito baixo para não queimar e acrescente as alcaparras e o endro. Misture e coloque os medalhões para dourar. Tempere com pimenta do reino e sal, se quiser, e quando a base mudar de cor, vire os medalhões. Quando a outra parte mudar de cor, doure também as laterais. O centro dos medalhões deve ficar levemente macio.

Dica: o endro (também conhecido como dill ou aneto) é uma erva super aromática, com sabor próximo ao da erva doce. Combina muito bem com peixes, principalmente com o salmão, e pode ser encontrado fresco (em grandes supermercados, feiras ou quitandas) ou desidratado. Caso não encontre, substitua-o por sementes ou pela folhagem da erva doce.

Retire os medalhões da frigideira e arrume-os em dois pratos com as alcaparras e regue com a manteiga temperada com o endro.

O rendimento desta receita é de duas porções. Uma ótima combinação para esses medalhões é um Risoto de limão ou Alla milanese.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram