Você está aqui:  / Pães e biscoitos / Baguete recheada com linguiça e queijo (e um atalho para adiantar a receita)

Baguete recheada com linguiça e queijo (e um atalho para adiantar a receita)

Meu pai é viciado em pizza e o cardápio do jantar raramente é diferente disso — há mais de 4 décadas, acredite! Eu já tive uma época em que não podia nem sentir o cheiro do queijo derretido com orégano e hoje, quando passo os finais de semana com meus pais, evito ao máximo a repetição em dias seguidos (não ceder em um ou outro dia é impossível).

Só que as alternativas não podem fugir muito do padrão massa e recheio, preferencialmente com queijo, mas só de mudar o formato e alguns sabores já fico feliz. Esta baguete foi uma sugestão que agradou em cheio o paladar restrito do meu pai e ainda me rendeu elogios. Sem contar que a tarde de preparação foi uma delícia com a família toda na cozinha, dando palpites. 😉

Baguete recheada com linguiça e queijo (e um atalho para adiantar a receita)

Para a massa da baguete:
1 embalagem de mistura para Pão Caseiro Fleischmann
1 xícara de água (240ml.)
1 colher de sopa rasa de fermento biológico seco instantâneo

Para o recheio de linguiça:
4 linguiças calabresas defumadas
1/2 cebola picada
1 tomate pequeno picado
Orégano, sal e pimenta do reino a vontade
6 fatias grossas de muçarela

Para a montagem da baguete com linguiça e queijos:
1 gema de ovo
+/- 3 colheres de sopa de gergelim (ou queijo ralado)

Em uma tigela, coloque a mistura para pão e o fermento, misture e vá acrescentando a água e amassando. Você vai obter uma farofa grossa. Despeje-a sobre uma superfície limpa e comece a amassar até formar uma massa — parece que não vai dar certo, mas dá.

Trabalhe a massa, sovando até que fique lisa e macia. Se necessário, ajuste o ponto acrescentando 1 colher de chá de água. Caso a massa fique pegajosa, acrescente 1 colher de sopa de farinha e acerte o ponto. Cubra a massa e deixe descansar por 15 minutos.

Se preferir, substitua a massa por uma tradicional.

Enquanto isso, prepare o recheio. Para isso, desmanche a linguiça e misture com a cebola, o tomate e tempere a gosto. Para facilitar, eu coloquei tudo em um processador de alimentos. Dica: cuidado com o sal, pois a linguiça geralmente já é salgada.

Depois da pausa, divida a massa em duas partes. Uma por vez, abra e espalhe metade da linguiça temperada, deixando uma borda para que o recheio não escape.

Cubra com as fatias de muçarela e, com cuidado, enrole as baguetes. Dobre as pontinhas laterais para baixo.

Arrume as baguetes em uma assadeira (com espaço entre elas), untada com um pouquinho de margarina. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar novamente até dobrar de tamanho.

Passe a gema, salpique o gergelim (ou queijo ralado) e leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por mais ou menos 30 minutos — os pães devem ficar dourados, mas cuidado para não queimar, principalmente a parte de baixo.

Cada baguete serve bem 2 pessoas como um lanche reforçado.

Se quiser, você pode congelar uma delas: tire do forno um pouquinho antes de dourar, espere esfriar, embrulhe em papel alumínio e leve ao congelador (por até 3 meses).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Arthur

    /

    Parabéns, Luciana! A cada receita você surpreende pela habilidade, praticidade e simplicidade de tudo!

  • Luciana C.

    /

    Oi, Arthur. Obrigada!
    Fico super feliz com esse tipo de retorno. 🙂

  • Natasha

    /

    Que bela receita! Essa baguete ficou linda e certamente muito apetitosa!

    Abraços,

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram