Você está aqui:  / Cardápios Especiais / Pizza: e precisa de dia certo para ela?

Pizza: e precisa de dia certo para ela?

 

diadapizza2014_CozinhandoPara2ou1

Desde pequena a pizza é, para mim, uma ótima opção para o jantar. Ok, tivemos um momento difícil, em que eu não podia nem sentir o cheiro dela mas hoje, morando longe de casa, já fizemos as pazes e confesso que tenho que me controlar para não pensar nela pelo menos uma vez por semana. Isso porque meu pai tem mais de 40 anos de pizzas diárias (tirando pouquíssimas exceções como festas, por exemplo) e a família acaba entrando na história — campeã é minha mãe que, apesar de tanto carboidrato, continua em forma. 😉

Um pouco mais recente, há 29 anos, no dia 10 de julho passou a ser comemorado o Dia da Pizza, o pedido número 1 em empresas de delivery em São Paulo e que movimenta mais de 50 mil pizzarias espalhadas pelo Brasil todo.

Apesar de ter sido adotada pelos italianos, dizem que sua origem é disputada pelos egípcios e gregos. Aqui no país, chegou na bagagem dos imigrantes napolitanos que se instalaram principalmente no bairro do Brás, em São Paulo. Mas a preparação que envolve a massa, molho de tomate, recheio (geralmente com pelo menos algum tipo de queijo), orégano ou manjericão, é comum também em diversas culturas com algumas pequenas variações (como o pão árabe, as esfihas e até a foccacia, esta sim originalmente italiana).

Com a criatividade dos brasileiros, foi se tornando cada vez mais variada e comum nas mesas, por sua praticidade. Por isso, não precisa de um dia específico para ser saboreada — vide os estabelecimentos que fazem plantão de segunda a segunda para comercializá-la. E, para variar o cardápio e mudar o formato e alguns sabores, preparamos uma lista de sugestões que remetem ao tema. Vamos lá?

Inevitavelmente existe uma uma já famosa receita da mais que aperfeiçoada Pizza do Odair (ou meu pai), com uma massa crocante e levinha, que até meus sobrinhos pequenos já sabem fazer. Não poderiam deixar de carregar a herança e a tradição. 🙂

Para experimentar a massa ainda mais crocante e sem muito recheio, a dica é o Corniccione (casquinha crocante de massa de pizza), uma das opções mais leves e super gostosa para a entrada de uma pizza ou então para acompanhar uns bons drinks.

Quer variar um pouquinho no formato? Então escolha entre a Pizza enrolada da Tia Wanda, mais uma receita de família com sotaque italiano, e a Baguete recheada com linguiça e queijo, com uma dica para adiantar a receita.

Se o seu problema é a pressa, a solução pode ser a Pizza de pão de forma. Se quiser uma opção mais diferente ainda, escolha o Purê de batatas à pizzaiola, uma quase torta com base de batata.

E, para a turma da maromba ou low carb, também existem ótimas alternativas. A primeira é a Massa de pizza fit (100% integral). A Meatzza é uma pizza sem a massa, que é substituída por uma mistura de carne moída — pode parecer estranho à primeira vista, mas esta espécie de bolo de carne fica uma delícia! E as Mini pizzas de berinjela, uma forma super simples de saborear a tradicional pizza sem todas as calorias da massa.

Aproveite também para conferir o Especial do Dia da Pizza do ano passado, com outras boas ideias para a sua comemoração.

grafico-pizza

Ah, e se quiser ler mais algumas curiosidades sobre esta iguaria tão apreciada por aqui, veja o Gráfico da pizza acima e muitas outras curiosidades que a revista SuperInteressante preparou.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram