Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Abobrinhas recheadas e um molho especial de tomates no Você Bonita

Abobrinhas recheadas e um molho especial de tomates no Você Bonita

wpid-img_20140828_130823.jpg

Mais uma vez estive no programa Você Bonita, da TV Gazeta, mas desta vez foi diferente: atendi a um pedido da Carol Minhoto, que queria experimentar a receita de Abobrinha recheada com ricota defumada. Como eu sei que ela é superfã de tomates, complementei o pedido com um molho super especial e delicioso — na verdade, o meu preferido.

Aproveitando a oportunidade, este prato, que é super leve e saudável, tem poucas calorias e baixo índice glicêmico. A abobrinha contribui com grandes quantidades de cálcio, magnésio, potássio, vitamina C e ainda um pouco de proteínas e fibras. Combinados com a alta concentração de proteína da ricota, é uma receita bastante equilibrada.

1 abobrinha grande ou 2 menores (quanto mais grossa, melhor)
150g. de ricota defumada ralada (pode ser fresca)
3 colheres de sopa de requeijão (light ou zero)
1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas
1 dente de alho picadinho
3/4 xícara de molho de tomate
Sal e pimenta do reino a vontade

Em uma tigela, misture bem a ricota (reserve um punhado para colocar por cima) com o requeijão, as ervas e o alho até obter um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Dica: eu gosto muito da ricota defumada pois o sabor é realmente diferente e dá um toque todo especial às preparações — que geralmente ficam meio sem graça quando usamos a ricota fresca. Neste caso, eu usei a ricota defumada com pimenta, com sabor ainda mais especial.

Lave bem a abobrinha, corte-a em pedaços iguais e, com cortadores ou uma faca, retire o centro dos pedaços, reservando-os. Corte os “recheios” retirados em cubinhos e integre-os ao creme de ricota.

Cubra o fundo de um refratário com 1/3 do molho de tomate. Pegue cada pedaço de abobrinha, recheie com o creme de ricota e coloque no refratário. Distribua o restante do molho por cima e salpique um pouquinho de ricota.

Leve ao forno preaquecido em 220ºC por mais ou menos 20 minutos. Retire e sirva em seguida, ainda bem quentinho.

Esta quantidade serve bem duas pessoas como acompanhamento. Sugiro servir com uma bela salada e um arrozinho integral (ou 7 grãos) para se misturar com o molho.

 

Molho especial de tomates assados

MolhoDeTomateAssado_CozinhandoPara2ou1

E o diferencial deste molho pedaçudo e super rico em sabores é que os ingredientes são assados todos juntos. O simples fato de ficar alguns minutos no forno, eleva o molho a um outro nível, deixando-o especial, com os açúcares caramelizados e um toque meio tostadinho. Depois de provar esta delícia, suas macarronadas não serão mais as mesmas — para o bem ou para o mal.

Para acessar a receita completa do Molho especial de tomates com todos os detalhes, CLIQUE AQUI.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

6 Comentários

  • Aline

    /

    Lu, como a gente confirma a inscrição na palestra? Meu e-mail ainda não veio. Me ajuda, não quero perder !!! 🙂

  • Karla

    /

    Luciana, gostaria de participar da palestra mas acho que a minha inscrição não foi pelo site. Meu e-mail karlafidal@gmail.com Obrigada.

  • Ana Veloso

    /

    Oi, fiz a inscrição no site de acordo com as instruções mais ainda não recebi confirmação. Poderia, por favor, informar se está confirmada?
    Muito obrigada e sucesso,

  • Juliana

    /

    Oi Lu, tudo bem? Vi na Carol Minhoto sobre a palestra e gostaria muito de participar, pode me informar o dia por favor?
    Enviei o meu e-mail pelo site mas parece que não veio a confirmação. Como faço, mando de novo?
    Beijo e obrigada (:

  • Lia Bellotti

    /

    Olá, Aline, Karla e Ana! Vou ver agora o que pode ter acontecido! Era para ter chegado! Você podem me informar o e-mail de vocês, por favor? Só consigo ver o e-mail da Karla!
    Obrigada por avisarem!! Já vou resolver isso! Bjos!!

  • Lia Bellotti

    /

    Oi Juliana!! Obrigada por avisar! Pode me passar seu e-mail, por favor para eu te ajudar? Obrigada, Lia (Instituto Gourmet)

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram