Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sopas, cremes e caldos / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Caldo verde vegetariano

Caldo verde vegetariano

CaldoVerdeVegetariano_CozinhandoPara2ou1

Já faz alguns anos que optei por parar de comer carne vermelha (de boi). Foi uma decisão influenciada pelos meus pais, que já tinham feito a escolha há mais tempo, e bem radical. Parei de comer e ponto. Confesso que continuei sentindo vontade de comer alguns pratos, principalmente churrasco, mas em pouco tempo passou e sigo assim desde 2006.

Depois disso, não comer mais outros tipos de carne foi se tornando cada vez mais natural. Não fiz mais nenhuma imposição a mim mesma, simplesmente fui perdendo a vontade. Hoje, a minha excessão são os frutos do mar. Gosto muito de comida japonesa e também de outros pratos que levam peixe, mas raramente aparecem na minha cozinha; 1 ou 2 vezes no mês já bastam para mim.

Por isso, a grande parte das refeições aqui em casa são vegetarianas. Quando pensamos em opções sem carne, ou sem mistura, tudo fica mais leve e mais saudável. Espero poder contribuir mais com receitas assim por aqui. Para hoje, deixo um caldo verde vegetariano que é super rápido de fazer. Não gosto de pensar em substituições para a carne, mas dessa vez, a ricota defumada fez um ótimo papel de bacon (ou de calabresa) nessa sopa. Não deixe de experimentar!

Caldo verde vegetariano

4 batatas grandes cortadas em cubos
2 a 4 folhas de couve manteiga em tirinhas
1 cubo de caldo de legumes ou 1 litro de caldo caseiro
1 pedaço pequeno de ricota defumada em cubos (100g.) — opcional
1 colher de sopa de cebola picada
1 colher de sopa de alhos picados
2 colheres de sopa de azeite
Pimenta do reino a vontade

Em uma panela grande, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem douradinhos. Coloque as batatas já cortadas em cubos, tempere com sal e pimenta e refogue também por 3 minutos.

Jogue o cubo de caldo de legumes e cubra as batatas com água fervendo ou use o caldo caseiro. Quando as batatas estiverem cozidas, bata a sopa no liquidificador e volte para a panela.

Coloque os cubinhos de ricota defumada e desligue o fogo. Na hora de servir, se quiser, refogue a couve com azeite ou manteiga rapidamente e sirva por cima do caldo.

Esta quantidade rende duas porções bem servidas.

É pedagoga e adora cozinhar. De tanto ler e pesquisar sobre alimentação saudável, descobriu que o melhor mesmo é quando nos alimentamos com consciência e sem culpa. Cozinha para 2 :)

7 Comentários

  • Ana Pasqua

    /

    Adorei a dica! Estou também partindo pro vegetarianismo, porém preciso largar o peixe e frutos do mar. A dica ´foi ótimo, procurei tanto no inverno essa receita sem a tal da carne mas não encontrei. Valeu!

  • Luciana C.

    /

    Ainda estamos no inverno, e a previsão ė de que a temperatura abaixe um pouco nos próximos dias. Dá tempo de aproveitar! 😉
    Beijo.

  • Fernanda

    /

    Meu caso é um pouco mais sério porque a única proteína animal da qual ainda gosto é o queijo e o iogurte. Minhas opções não são muitas, como vc vê… Quando vejo receitinhas como essa, ganho o dia ou, no caso, a noite!
    Beijão!

  • lecantalice

    /

    Também sou vegetariana. Não sei cozinhar nada, mas está nos meus planos aprender o mais rápido possível. Adoreeei o blog! Parabéns!

  • Luciana C.

    /

    Fernanda, imagino como deve ser difícil! A Giulia promete trazer sempre mais receitinhas vegetarianas e deliciosas.
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Luciana C.

    /

    Lecantalice, esta é uma ótima receita para começar! Aproveite a oportunidade e depois volta aqui pra contar como foi e escolher o próximo prato. 🙂
    Beijo!

  • Sam

    /

    Adorei! Vou fazer hoje a noite! A ricota é uma boa ideia pra substituir a calabresa

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram