Você está aqui:  / Acompanhamentos / Arroz e Risotos / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Mix de grãos à indiana (com legumes, gengibre e especiarias)

Mix de grãos à indiana (com legumes, gengibre e especiarias)

Tem gente que se veste de acordo com o humor; eu cozinho inspirada por ele. Sabe aqueles dias em que a gente acorda com o céu azul e um sol bonito, mesmo que a temperatura não esteja lá muito agradável e já coloca um sorriso no rosto? Nesses dias me dá vontade de também deixar o paladar feliz enquanto alimento o corpo.

Para mim, não há nada mais alegre do que uma reunião de sabores intensos, como os que as especiarias possuem. E, já que estávamos próximos das índias, aproveitei para reunir outros ingredientes que remetem à região: grãos, legumes, manteiga clarificada e gengibre. O resultado final foi tão interessante que nem lembrei de colocar sal! 🙂

Mix de grãos à indiana (com legumes, gengibre e especiarias)

1/2 xícara de 7 grãos integrais
1  colher de sopa de manteiga clarificada (ghee)
1/2 cebola picadinha ou ralada
1 dente de alho amassado
1/2 colher de chá de gengibre ralado
1 1/2 xícara de caldo de legumes
1 colher de café de cominho em pó
1/2 colher de café de açafrão
1/2 colher de café de pimenta cayena
1/2 xícara de legumes picados (cenoura, vagem, batata doce e/ou mandioquinha/batata baroa, berinjela etc.)
Sal, se necessário

Pique ou rale a cebola, amasse o alho e corte os legumes em pedaços pequenos. Coloque o caldo de legumes para ferver, abaixe o fogo e mantenha-o quente.

Aqueça manteiga clarificada (ou manteiga normal) e refogue a cebola e o alho com o gengibre. Antes de ficarem dourados, acrescente os grãos e mexa bem para pegarem os sabores. Complete com o caldo de legumes, as especiarias e deixe cozinhar com a panela semitampada por 20 minutos.

Acrescente os legumes, mexa e deixe cozinhar na panela semitampada por mais 10 minutos (se já estiver secando, acrescente 1/4 de xícara de água). Prove e, se precisar, acrescente sal.

Esta quantidade serve bem 2 pessoas. Para complementar a refeição, preparei uma rápida salada colorida com grão de bico.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram