You are here:  / Aves / Calorias reduzidas / Carnes / Como fazer / Congelados / Entradas e petiscos / Tortas e quiches / Vegetais / Receita básica de quiche (passo a passo)

Receita básica de quiche (passo a passo)

Gostou? Compartilhe este conteúdo!Share on Facebook68Tweet about this on Twitter2Share on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest8Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

quiche

Depois que publiquei a receita da Quiche light de ricota com espinafre, muita gente tem perguntado se dá para fazer com outro recheio. Por isso, resolvi preparar um passo a passo com uma receita básica de quiche com sugestões de combinações para o recheio e algumas variações de massa.

Para começar, a quiche precisa de uma base, que vai segurar o creme. Você pode escolher entre várias opções, mas as mais comuns são a feita com massa de biscoitos e a com massa de farinha. Já postei aqui também uma de mandioquinha que inventei com a consultoria da minha mãe. Além dessas possibilidades, é possível usar massas compradas prontas, como a folhada ou a massa filo (phylo). E geralmente usa-se uma forma com fundo falso, pois fica mais fácil de desenformar.

O recheio é feito em duas partes: um creme básico e os complementos, que podem ser os seus ingredientes favoritos (nos casos das receitas que já postei, ricota e espinafre, queijo parmesão ou brie com ervilhas e carne seca). Daqui a pouco sugiro algumas combinações, mas vamos começar pelo creme.

Creme básico para rechear quiches:
1 ovo
100ml. de creme de leite ou de requeijão ou de leite ou uma mistura desses ingredientes
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Para preparar o creme, bata o ovo com um garfo ou fouet até começar a espumar e incorpore o creme de leite, o leite, o requeijão ou a combinação deles que for utilizar. Acrescente o queijo ralado, se quiser, e tempere com sal e pimenta do reino.

Cubra a base da quiche com esse creme e, por cima, distribua mais ou menos 1 1/2 xícara dos complementos escolhidos. Se quiser, salpique um pouco de queijo ralado ou de ervas picadinhas por cima. Esta quantidade é suficiente para rechear uma quiche pequena, feita em forma de 17cm. de diâmetro.

Sugestões de recheios para quiches:
. cubinhos de muçarela e presunto ou peito de peru com tomate e orégano
. queijos ralados misturados
. bacon
. carne moída (ou com cenoura)
carne louca
. frango desfiado com milho e requeijão por cima
. legumes em cubinhos salteados na manteiga
. espinafre ou escarola refogados
. linguiça defumada picadinha coberta com cream cheese
. 1 lata de atum escorrida e misturada com ervilhas e/ou cenoura cozida picadinha
. 1 lata de sardinha escorrida e tomate picadinho temperado com um pouco de sal e azeite
. muçarela de búfala com tomate seco e rúcula
. brócolis cozido com lascas de alho
ricota temperada com pedaços de azeitonas ou lascas de amêndoas ou nozes picadas
refogado de abobrinha com linguiça
guisado colorido rápido
. cogumelos refogados na manteiga com um pouquinho de creme de leite
. salame picadinho com cream cheese em cima

Importante: coloque o creme e os recheios sobre a base pouco antes de levar sua quiche ao forno, para que a base não absorva o creme e se desfaça.

O tempo de cozimento vai depender muito do recheio escolhido, mas geralmente varia entre 20 e 40 minutos. A superfície da quiche deve estar dourada e o recheio, bem firme (para não desmanchar na hora de servir). Retire do forno e espere esfriar um pouquinho antes de desenformar (no caso de forma com fundo falso).

Dica: a quiche pronta (depois de assada) pode ser congelada. Espere que esfrie, corte em pedaços do tamanho que desejar ou deixe-a inteira, coloque em um recipiente ou saco plastico bem fechado e mantenha no congelador por até 3 meses.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!Share on Facebook68Tweet about this on Twitter2Share on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest8Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

Arquivos

Categorias

seloGL
Blog Saboroso no Receitas na Rede
Top blogs de receitas

Acompanhe nosso Instagram

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações.

%d blogueiros gostam disto: