Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Como fazer / Matinais / Como preparar goma/massa de tapioca (para fazer na frigideira)

Como preparar goma/massa de tapioca (para fazer na frigideira)

tapiocarecheadanafrigideira_cozinhandopara2ou1

Tenho uma prima que é celíaca e não conhecia a tapioca (nem sabia que era feita com polvilho, que não tem glúten). Pode parecer estranho, mas apesar de hoje ser mais fácil encontrar até carrinhos de rua que vendem esta delícia, aqui no Sudeste ela não é tão comum. Mais difícil ainda é saber como é fácil preparar a goma ou massa de tapioca para ser feita na frigideira. Explicando para ela como fazer, percebi que seria interessante colocar aqui, principalmente por ela ser usada no Pão de queijo light (sem ovo, sem óleo, sem glúten) e sempre surgirem dúvidas sobre onde encontrar ou como é.

Como preparar goma/massa de tapioca (para fazer na frigideira)

1 medida de polvilho doce
1 pitada de sal
1/2 medida de água filtrada

A medida vai depender da quantidade que você quer preparar. Para uma tapioca média, 1 xícara da goma (com 1/2 xícara de água) é suficiente; mas se quiser, você pode preparar quantidades maiores e já deixar pronta em um pote bem fechado.

Comece colocando o polvilho doce em um recipiente, tempere com um pouquinho de sal e vá acrescentando a água aos poucos e mexendo com cuidado para integrar bem. Você vai obter uma massa estranha, meio seca, meio molhada, que deve descansar por mais ou menos uns 15 minutos para que o polvilho hidrate e fique mais solto. Se exagerar na água, é só acrescentar polvilho aos poucos.

comofazergomatapioca

Após a pausa, é só passar a goma por uma peneira para desfazer os grumos e deixá-la mais fina. Depois disso, você vai ter a massa ou goma de tapioca pronta. Para guardá-la, coloque em um pote bem fechado.

A tapioca recheada é preparada diretamente em uma frigideira quente, sem qualquer tipo de gordura. Cubra o fundo da frigideira com a goma (seja ela preparada em casa ou comprada pronta) sem deixar buracos ou falhas na superfície e espere ficar firme (mais ou menos 4 minutos). Vire, coloque o seu recheio preferido (manteiga, queijos, queijo e presunto, calabresa moída, frango desfiado com catupiry, goiabada, leite condensado com coco, banana com canela etc.) e deixe por mais uns 2 minutinhos.

Eu prefiro a minha tapioca mais douradinha e crocante, então espero que comece a escurecer antes de virar pela primeira vez e mais um pouquinho depois de rechear.

fazertapiocarecheada

Na foto, usei carne seca acebolada com requeijão e salpiquei com salsinha.

Para deixar sua tapioca mais saudável, acrescente à goma diretamente na frigideira, 1 colher de sopa de semente de chia, linhaça ou flocos de aveia, quinoa ou amaranto. Isso faz com que o índice glicêmico da tapioca fique mais baixo, ou seja, o nível de glicose no sangue não sobe tão rápido, o que pode causar hiperglicemia em casos específicos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

39 Comentários

  • Ana

    /

    Oi Luciana, vc guarda a goma da tapioca na geladeira? Dura quanto tempo? Ela pode ser feita tb com polvilho azedo?

  • Luciana C.

    /

    Ana, dizem que não precisa guardar na geladeira, mas eu guardo. Coloco em um pote fechado e deixo lá. Nunca passou de 1 semana, mas acho que deve durar quase 1 mês, se não ficar muito úmida.
    Com polvilho azedo não fica igual.

  • Ana

    /

    Obrigada Luciana! Vou testar a receita aqui em casa… Moro nos EUA e aqui eu achei o polvilho, mas não específica se é doce ou azedo… Vamos ver como fica. Parabéns pelo blog… Ajuda muito ter receitas com porções reduzidas! Abraços, Ana.

  • Luciana C.

    /

    Oba, Ana.
    Depois me conta se deu certo? 🙂
    beijo e volte sempre!

  • claudia Santos

    /

    Comprei uma goma que continua pó, mesmo depois de um tempo na frigideira, será que a goma que esta ruim, ou estou fazendo algo errado, tentei sem colocar nada na frigideira, e com um pouco de manteiga, mesmo assim continua pó.

  • Luciana C.

    /

    Claudia, teoricamente você fez certo: a farinha/goma pronta deve ser colocada na frigideira quente, sem qualquer tipo de gordura. A não ser que tenha alguma indicação diferente na embalagem.
    Dá uma olhadinha também na validade para ver se está ok. Se estiver tudo certo, EU faria o processo de preparação caseira da goma para tentar aproveitar o pacote e não jogá-lo fora.
    Boa sorte! E obrigada pela confiança de vir aqui perguntar 🙂
    Volte sempre.

  • Daiala

    /

    Oi! Tentei fazer a goma com o polvilho doce mas já esta descansando ha 1 hora e não fica consistente a ponto de poder colocar na peneira. Já acrescentei mais polvilho mas também não adianta. E agora? 🙁

  • Luciana C.

    /

    Daiala, não sei o que pode ter acontecido. Sempre que fiz deu certo… ela não fica exatamente seca, você pode colocar a goma na peneira sem estar tão consistente. Se ainda assim não der certo, eu colocaria mais polvilho.

  • Daiala

    /

    Consegui. Coloquei farinha de mandioca em cima pra absorver a água e ela secou na hora! Agora só vou rechear.
    Obrigadinha!
    Bjs

  • dheniffer

    /

    muito bom vou fazer em casa bjs thau

  • dora

    /

    q bom parece q vai ficar uma delicia bjs

  • Rosana

    /

    adorei a receita vou fazer amanha na hora do jogo do brasil.

  • Thamires

    /

    Qual a medida de água que coloco usando uma embalagem de 500 gramas?
    Obrigada!

  • Luciana C.

    /

    Thamires, é só fazer a proporção: 1 medida de polvilho para 1/2 de água, ou seja, 250ml. 😉
    Bjo

  • Luciana C.

    /

    E aí, Rosana, aprovou? 🙂
    Bjo

  • Caroline Ferreira

    /

    OI ADOREI SUA RECEITA! BEM EXPLICADINHA! VAI SER A PRIMEIRA VEZ QUE VOU FAZER E COMER! ESTOU ANSIOSA PARA PROVAR!!! OBRIGADA!!!

  • Luciana C.

    /

    Obrigada, Caroline. 😉
    Gostou?

  • Priscila Firmo

    /

    Adorei a receita bem explicada, vou tentar fazer. Muito obrigado 🙂

  • Luciana Carpinelli

    /

    Priscila, tenta sim, é super fácil. E depois volta aqui pra contar o que você achou? 😉
    beijo

  • arlindo

    /

    Oi Luciana, eu estou em porto alegre quero saber qual a diferença de eu comprar o polvilho doce e fazer em casa, e comprar a goma pronta, é a mesma coisa? ou tem diferença

  • Luciana Carpinelli

    /

    Arlindo, a única diferença é que você vai preparar a goma em casa. Entretanto, há diversas marcas no mercado e pode ser que alguma delas adicione algum outro ingrediente (principalmente conservantes).

  • Graziele

    /

    Olá. Eu comprei a farinha de tapioca pronta de uma moça que faz aqui na minha cidade. Porém ela está um pouco úmida e na hora de preparar fica aqueles pelotes. O que devo fazer??

  • Luciana Carpinelli

    /

    Graziele, sempre passe a goma por uma peneira bem fininha. Assim a tapioca fica lisinha. 😉
    Beijo e volte sempre.

  • Paula

    /

    Adoro tapioca vou tentar fazer em casa, parece bem fácil (:

  • Luciana Carpinelli

    /

    Paula, é bem fácil mesmo. Pode tentar que não tem erro!
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Michele

    /

    Jah quero… me deixou com fome…

  • Alfredo

    /

    Depois que vi diversas matérias sobre tapiocas contaminadas resolvi fazer em casa e na primeira busca cheguei aqui. Olha confesso que fiquei em dúvida qdo vi que o processo era assim tão simples mas resolvi testar e ficou ótimo! Nunca mais compro goma pronta. Valeu, obrigado!

  • Ana Clara

    /

    Eu também sou ciliaca as vezes no café da manhã como hoje eu mesma molho a goma e faço minha própria tapioca seja ela recheada ou apenas com manteiga as vezes é difícil lidar com a restrição ao glúten mas eu tô acostumada. no começo sempre comia as coisas que não podia escondida da minha mãe mas hoje eu mesma procuro receitas e se ela deixar eu mesma faço aqui no nordeste em Fortaleza passa nas ruas uma bicicleta vendendo tapioca, com presunto queijo manteiga leite condensado e leite de coco, adorei a receita obrigada ajudou muito, há e vale ressaltar que tenho apenas 11 anos.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Ana. Fico feliz que tenha gostado e espero que este receita seja útil para você.
    Continue se interessando pelas receitas e por preparar sua própria comida 🙂
    Beijo e volte sempre!

  • Domício

    /

    Luciana, a proporção de água correta não seria 1/4 de medida, não? Eu fiz conforme recomendado na publicação e ficou água pura. Tentei colocar mais polvilho e deu certo. Por exemplo:

    2 xícaras de polvilho doce para 1/2 xícara de água / leite.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Domício, é exatamente como está: 1 medida de polvilho para metade de água (e não leite). Se o dia estiver muito úmido, deixe descansar por mais tempo.
    Abraço.

  • Aline Casagrande

    /

    Olá! Adorei as dicas. não havia pensado nisso. Muito obrigada

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram